sábado, 5 de maio de 2012

Festa da Lavadeira

Para comemorar o 1ª de maio dia do trabalhador, o Recife Antigo, recebeu a tradicional festa da lavadeira. Na sua 26ª edição, a primeira fora da praia do Paiva no Cabo de Santo Agostinho.
Foram montados quatro palcos: Mar, Rio, Lama e Terra. Onde aconteceram mais de 50 atrações, além dos cortejos.
O Palco do Mar foi o do Marco Zero onde se apresentaram orquestras de frevo, Grupos de Samba, Maracatus e Afoxés. Com as apresentações de Claudionor Germano, Nono Germano e Lia de Itamaracá.
O Palco do Rio foi Montado na Rua do Obeservatório onde se apresentaram: Forró de oito baixos, Rabeca, Mazurca, Grupos de côco, Pretinhas do Congo e Afoxés.
O Palco da Lama ficou na praça do arsenal onde se apresentaram grupos de côco, Pastoril, maracatu, pife, samba de roda e mazurca.
O Palco da Terra ficou situado na Rua da Moeda onde aconteceram as apresentações da escola de samba preto velho, dos bonecos gigantes de Olinda, da troça pitombeira dos quatros cantos, Afoxés e os cortejos que saíram da rua da moeda em direção ao Marco Zero.
A festa da lavadeira é o maior evento de cultura popular do Brasil, onde a região nordeste mostras suas raízes numa festa de que tem a proposta do resgate da identidade do povo, do fortalecimento da memoria cultural através da cultural popular. A cultura Negra!
Por questões politicas e da especulação imobiliária o evento foi transferido para Recife em meio a muitos protestos com a argumentação de perca de identidade e a falta de contato com a natureza. Mas o evento em Recife ganhou um “Plus”, o Recife Antigo é uma vitrine e valorizou muito mais o evento. A resposta veio logo nesse primeiro ano que o Recife recebeu a festa, com um público superior a expectativa 150 mil pessoas, enquanto no Paiva o público era de 80 mil. Além de o Público ter quase dobrado, foi apenas o primeiro ano, a expectativa para os próximos é que esse número aumente ainda mais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário