terça-feira, 1 de maio de 2012

Invasão Holandesa


A tentativa fracassada da invasão as terras da Bahia casou um enorme prejuízo que só foi recuperado quatro anos depois, Ao receptar e saquear uma frota anual de carregamento de Prata extraídas nas colônias Americanas. Com esse novo recurso os neerlandeses organizaram uma nova expedição, desta vez o alvo era a Capitania de Pernambuco, Por ser menos defendido e também pela localização, visando os lucros.
A intenção era restaurar o comercio de açúcar com os países baixos, proibido pela coroa espanhola. Com uma esquadra, com 64 navios e 3.800 homens, em Fevereiro de 1630, conquistam Olinda e depois Recife. Mesmo com a vitória as forças neerlandesas foram reforçadas por mais 6.000 homens, enviado da Europa para assegurar a posse da conquista. A aquisição de mão de obra escrava tornou-se imperativa para o sucesso da colonização neerlandesa. Por essa razão, a W.I.C. começou a traficar escravos da África para o Brasil.
 A resistência liderada por Matias de Albuquerque concentrou-se no Arraial do Bom Jesus, com táticas indígenas de combate, a resistência obrigou o invasor a reforçar o perímetro urbano de Olinda e o Porto de Recife.
Entretanto, com o tempo, alguns senhores de engenho de cana-de-açúcar aceitaram a administração da Companhia das Índias Ocidentais por entenderem que uma injeção de capital e uma administração mais liberal auxiliariam o desenvolvimento dos seus negócios. Domingos Fernandes Calabar, considerado historicamente como um traidor ao apoiar as forças de ocupação e a administração neerlandesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário