terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Documentário: Adrenalina em Orobó


A Viver a cena/ NUPA foi contratada para aplicar a oficina de Cinema Digital na cidade de Orobó. Foi ministrado pelo cineasta e documentarista Jorge de Souza, o ator e o professor de teatro Rômulo do Amaral e o Diretor de Fotografia Fernando Carmino. E tiveram ainda a participações do Roteirista e Produtor Izem Berg que palestrou sobre a evolução do cinema de animação, a jornalista e apresentadora Penéllope Aquino que palestrou sobre documentário no Brasil e Ibson Junior Cinegrafista e Still.

Como conclusão da oficina os alunos junto com a equipe viver a cena/NUPA realizou um documentário institucional da cidade de Orobó. Com a proposta de resgatar a cultura Oroboense.
A cidade é pacata, mas é muito bonita e acolhedora. O povo é muito alegre e extrovertidos. É impressionante o carisma dos cidadãos Oroboenses. Conheci grandes figuras como: Maria e seu “amante” Zé, o radialista Wellington que sempre fazia piada de tudo, a diretora da ONG Conceição que não tirava o celular do ouvido nem no meio da procissão, Eliel o nosso aluno “Nerd” muito inteligente e curioso, entre outras figuras que só a cidade de Orobó tem.

 
O maior evento cultural da cidade é a procissão de nossa senhora da conceição. Após a missa nossa senhora sai da igreja e percorre a pequena cidade de Orobó, seguida por uma multidão de fiéis.


A gravação do Documentário foi ótima, muito bem planejada e executada. Temos belas imagens da cidade que daria fácil para fazer uns três documentários. Mas dentre tanta cultura que capturamos destaco a procissão de nossa senhora da conceição que acontece todos os anos dia 8 de dezembro. A cidade faz uma bela festa para receber os visitantes que vem de todo o Brasil.


Foi um grande prazer ter participado deste projeto como palestrante e cinegrafista. Foi um grande aprendizado. Não imaginava que uma cidade tão pequena coubesse tanta cultura. Espero voltar a Orobó muitas vezes. Adorei a cidade!


veja o mix do documentário no link:http://www.youtube.com/watch?v=ZAghLFRb3ho

5 comentários:

  1. Achei muito bacana a idéia de vocês resgatarem a cultura Oroboense, eu já tive a oportunidade de visitar essa cidade e tive a mesma impressão, as pessoas são em sua maioria simples mais muito gentis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eita Jú a tua mãe mora proximo néh
      tinha esquecido disso! é sim o povo é super receptivos

      Excluir
  2. caraca mto massa o blog berg!!!as fotos ficaram muito muito bonitasss!
    bj nataly

    ResponderExcluir