quinta-feira, 21 de junho de 2012

Acabou a Greve do Metrô

Finalmente o metrô sai de greve após 38 dias. Eu que faço parte dos 280 Mil passageiros diários que utiliza o metrô como principal transporte, devido a sua velocidade e praticidade de deslocamento.
Mas nesses 38 dias de greve onde o metrô só funcionou nos horários de pico entre as 5:30h às 8:30h e das 16:30h às 20h as estações ficaram superlotadas causando desconforto a população.
Em meio a essa greve que pegou a população de surpresa, a adaptação foi muito rápida. Nos horários onde o Metrô iniciava a sua jornada de trabalho reduzida, a população se aglomerava em todas as estações a espera do Metrô às 16:30h.
O grande prejuízo dessa greve foi o acidente acontecido na estação de coqueiral no dia 15/06/12 na ultima sexta-feira. Ainda estão sendo apuradas as causas do acidente. Segundos passageiros, o metrô ficou parado na plataforma até o outro vim e bater. A chance de isso acontecer não era nem cogitada, mas infelizmente aconteceu o 1ª acidente metroviário de recife em 27 anos.
Em assembleias realizadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) nas capitais Belo Horizonte, Maceió, João Pessoa, Recife e Natal. Foi decidido o fim da greve para acatar a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST). As linhas sul (Recife – Cajueiro Seco) e centro (Recife – Camaragibe) voltaram a sua normalidade.


Fotos: 
1 JC
2 Bobby Fabisak JC
3  Izem Berg (Viver a Cena)
4 Hivor Danierbe
5 Izem Berg (Viver a Cena)

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Avenida Conde da Boa Vista


A Avenida Conde da Boa Vista é hoje uma das principais vias do Recife. Todos os dias, cerca de 400 mil pessoas e 9.700 veículos circulam pelo local, segundo dados da Prefeitura do Recife e do Grande Recife Consórcio de Transporte. Apesar da importância para a região, poucos conhecem a história que está por trás das pedras e do concreto que constituem a avenida. 
 Iniciada em 1840, com o aterro do mangue que existia onde hoje está o bairro da Boa Vista, a Rua Formosa foi assim denominada pela beleza do local. Anos mais tarde, em 1870, a rua herdou como nome o título de Francisco do Rego Barros, o Conde da Boa Vista, homem que iniciou sua construção quando era presidente da então província de Pernambuco. E, em 2010, faz exatos 140 anos desde que o Conde da Boa Vista iniciou as obras do aterro que possibilitou a construção da avenida.
 Francisco do Rego Barros (o Conde da Boa Vista) nasceu a 03/02/1802, no Engenho Trapiche, município do Cabo de Santo Agostinho. Militar e político, bacharelou-se em Matemática pela Universidade de Paris, França. Foi eleito deputado-geral pela província de Pernambuco em duas legislaturas: 1830/33 e 1850.
 Por carta imperial de 06 de abril de 1850, foi escolhido senador, cargo que ocupou por 20 anos. Por duas vezes, foi governador de Pernambuco: entre 1838/41 e entre 1841/44, cargo na época denominado presidente da província.
Ganhou do governo imperial os títulos de Barão da Boa Vista (1840), Visconde (1858) e Conde (1866).  Foi, ainda, comandante superior da Guarda Nacional do município do Recife e em 1865 foi nomeado comandante das Armas da Província do Rio Grande do Sul, cargo do qual pediu exoneração no ano seguinte, para retornar a Pernambuco. Morreu no Recife, a 04 de outubro de 1870.
A construção da avenida foi feita em três partes. Depois que o aterro do mangue terminou, foi construído o primeiro trecho, que compõe o espaço entre a Rua da Aurora e a Rua do Hospício, e, em seguida, foi realizado o intervalo que liga essa última à Rua Gervásio Pires. Anos mais tarde, em 1899, foi concluída a terceira e última parte da obra, que vai até o bairro do Derby e foi chamada, na época, de Caminho Novo. O que conhecemos hoje por Conde da Boa Vista é a união da Rua Formosa com o Caminho Novo. A avenida ainda passou por várias mudanças no decorrer dos anos.
Na década de 1940, uma reforma para alargar a via destruiu algumas construções da cidade. Uma delas foi a Igreja Anglicana do Recife, também conhecida como Igrejinha dos Ingleses - no seu lugar, está o cinema São Luiz.

Fontes: Jornal do comercio, Netsaber, Pesquisa Escolar Online.