terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bloco Cores da Alegria



Domingo dia 26 de fevereiro de 2012, tivemos na comunidade do Totó o bloco infantil: Cores da Alegria.

O Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã leva arte e cultura à nossa comunidade através de suas ações sociais, sempre com a proposta de inclusão cultural e social para crianças e jovens do bairro. Contribuindo com a diminuição da violência e combate as drogas. Mas a diferença está no projeto cores do amanhã, que consiste em levar a arte do grafite, break, Boys, Mas, Hip Hop entre outros, contribuindo para a formação dos cidadãos e futuros artista.
O Bloco Cores da Alegria contou com vários parceiros, RT Produções, Grupo Conexão, Maracatu Rosa Vermelha, Maracatu Batuques de Pernambuco e Orquestra de Frevo.

RT Produções é uma produtora que registra as atividades do grupo Conexão que envolve Teatro, Dança, Fotografia, Música e Vídeo. Esse evento marcou um ano de parceria com o projeto Cores do Amanhã. Richard Thompson se apresentou cantando e fazendo uma apresentação de dança para as crianças.

O Maracatu Rosa Vermelha existe desde 2001 na comunidade dos Coelhos, onde desenvolve o resgate cultural e social com crianças e adolescentes do bairro. E no bloco, fez a alegria da criançada.

O Maracatu Batuques de Pernambuco foi fundado em 2004 em Olinda-PE, Mantendo as origens do maracatu de baque virado presente na nossa historia. No bloco, os Batuques de Pernambuco trouxe muita alegria, com o carisma e diversão dos seus integrantes, que contagiou a todos.
Nessa segunda edição Além dos grupos já citados, tivemos também uma orquestra de frevo que com suas marchinhas alegrou desde crianças aos adultos.

 Mas para a criançada nada fez mais sucesso que o “Boi da Alegria” e a “Vaquinha Sorriso” que foi a frente do bloco, junto com o estandarte.

Estou parabenizando o Cores mais uma vez, e vou quantas vezes for necessárias, o projeto é muito bom, voltado às crianças e jovens da comunidade e agrega vários grupos de artes. Nesse curto prazo já é visível os resultados, deixando boas esperanças para o futuro. E citar os patrocinadores e apoios que tornou possível a realização: Imobiliária Eduardo Feitosa que apoiou com toda a estrutura; Empresa Metropolitana que cedeu o ônibus; Mercadinho Suprimas que doou alimentos para ser destribuídos no bloco. E todos os amigos, parceiros e vizinhos que tornaram possível a realização. Obrigado!
 

Imagens: Eu e Iane Mendes

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval de Olinda 2012

 Não tenho dúvidas, que o melhor carnaval é o de Pernambuco. Apenas um questionamento: Qual o melhor carnaval Recife ou Olinda? O carnaval é Democrático e gratuito, mas não por isso, aqui nós respiramos nossas culturas seja frevo, maracatu, coco, ciranda, forró, os blocos de rua, os shows espalhados por todos os bairros. Mas não só no centro está concentrado o carnaval nas cidades da zona da mata, agreste e sertão também fazem suas festas. Realmente não existe outro lugar com essa grande diversidade cultural
Nessa postagem vou mostrar meu carnaval em Olinda, no único dia que estive por lá terça-feira registrando para guardá-lo.
Em apenas um dia em Olinda vale por um carnaval inteiro. As marchinhas mais tocadas no carnaval de Olinda:


 Não deixem não, que o bloco campeão,
guarde no peito a dor de não cantar. Um bloco a mais é um sonho que se faz o pastoril da vida singular.
É lindo ver o dia amanhecer, ouvir ao longe pastorinhas mil, dizendo bem, que o Recife tem, o carnaval melhor do meu Brasil
Madeira do Rosarinho Vem à cidade sua fama mostrar E traz com seu pessoal Seu estandarte tão original Não vem pra fazer barulho Vem pra dizer e com satisfação Queiram ou não queiram os juízes O nosso bloco é de fato campeão E se aqui estamos, cantando essa canção Viemos defender a nossa tradição E dizer bem alto que a injustiça dói Nós somos madeiras de lei que cupim não rói
Voltei, Recife Foi a saudade Que me trouxe pelo braço
Quero ver novamente "Vassoura" Na rua abafando Tomar umas e outras E cair no passo
Olinda, quero cantar A ti, esta canção Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar Faz vibrar meu coração De amor a sonhar, minha Olinda sem igual
Salve o teu carnaval
O frevo madruga Lá em São José Depois em Olinda Na Praça do Jacaré Bom demais, bom demais Bom demais, bom demais Menina vem depressa Que esse frevo é bom demais Bom demais, bom demais Bom demais, bom demais Menina vamos nessa Que esse frevo é bom demais
O carnaval de Olinda tem de tudo, O bloco "A Porta" pensei que fosse apenas historia, mas é verdade: as mulheres sobem numa tabua e fazem strip-tease até ficarem nua. Não é obrigatório, mas se assim quiserem, tem a liberdade e o apoio da massa. Olinda... É simplesmente Fantástico! Os turistas piram
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk